Após 32 anos, Câmara de Eunápolis homenageia Dia da Consciência Negra

Destaque

Por Ascom/CME – Fotos Milton Guerreiro

O presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Jorge Maécio (PP), comandou, na manhã desta quinta-feira (25/11), uma sessão especial para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil. Fundamentado no parágrafo 1º do artigo 94 da Lei Orgânica do Município que incluiu o dia 20 de Novembro, data da morte do líder Zumbi dos Palmares, no Calendário Oficial do Município como “Dia da Consciência Negra”, esta foi a primeira vez que o Poder Legislativo local comemorou a data.

Em seu discurso de abertura da solenidade, Maécio ressaltou que a Casa desenvolve, em sua gestão, “iniciativas que buscam promover a consciência das diferenças de tratamento por considerações raciais, como a realização de debates e a manutenção de atividades com participação popular de enfrentamento ao racismo”.

“A desigualdade, embora ofensiva à Constituição Federal, é inegável”. Disse o presidente, acrescentando que “é preciso urgentemente, reconhecer e cessar os abusos a que os negros ainda estão sujeitos no Brasil. Para tanto, é fundamental promover a consciência sobre o problema, o que caracteriza a grande oportunidade desta sessão especial”. Concluiu.

O vereador Tiago Mota (Republicanos), em discurso lido no plenário, parabenizou a atual legislatura pela iniciativa e falou que estava honrado em ser escolhido para falar em nome dos demais colegas. “É importante que todos saibam o empenho e o compromisso de cada um desses vereadores para que essa sessão acontecesse haja vista que todos entendem a importância dessa luta. A luta contra o preconceito; a luta dos negros em nossa sociedade e especialmente em nosso município por isso que essa data é tão importante no Brasil.”

“Fazer menção ao dia da consciência negra é mínimo que um país excludente deve fazer. Essa reparação histórica necessita de muito mais, mas necessita principalmente que a distribuição de renda seja descentralizada”. Completou.

ATRAÇÕES ARTÍSTICAS

O evento teve início com a fala do Diretor Legislativo, Milton Guerreiro que cantou a música “Prosaico Entendimento” de sua autoria, feita sob medida para a ocasião. Também houve recital de poesia interpretado pela jornalista e historiadora Rose Marie Galvão, declamando o “Navio Negreiros”, do poeta baiano Castro Alves, e o professor, pedagogo e vereador Tiago Mota, que interpretou a música “Você Conhece Zumbi”, de Alexandre Pires.

Imprensa, jovens estudantes, praticantes da Capoeira, professores, personalidades e representantes da Cultura Negra de Eunápolis estiveram presentes. Um público bastante representativo, embora obedecendo aos protocolos de não aglomeração, teve a oportunidade de discutir o incentivo e a promoção de políticas públicas de valorização e difusão da cultura afro-brasileira.

SUSTENTAR A HISTÓRIA

O evento terminou com apresentação de uma roda de capoeira apresentada pelos alunos e percussionistas do Grupo Movimento Cultural e Ancestralidade (MCA Capoeira), sob a coordenação do professor Gidiel Almeida (Contra-Mestre Diel), cujo treinamento é feito na Escola Municipal Frei Giuseppe Iacoiello, no Bairro Tiago de Mello II e alunos do Ponto de Cultura Capoeira Raça do Contra-Mestre Wilson Bittencourt, que treinam no espaço da Escola Gabriel José Pereira, no Bairro Centauro.

A aluna Ivoneide Almeida agradeceu o público presente e a iniciativa do presidente da Casa, Jorge Maécio, em abrir as portas da Câmara para sessões de exaltação à cultura afrodescendente. “É preciso celebrar e refletir sobre a história de pessoas donas de um passado imenso e grandioso. Um passado cuja cultura influenciou e continua a influenciar o mundo. Além disso; o dia pede reflexão onde é preciso pensar a respeito da dor vivida pelas pessoas negras ao longo da história do colonialismo aos dias atuais, onde o racismo ainda é, infelizmente, uma constante”.

Ao encerrar a sessão especial, o presidente Jorge Maécio destacou a luta dos movimentos negros pela garantia de espaços que promovem a inserção do negro na sociedade e devolve a cidade a um povo importante na construção do Brasil. “Quero parabenizar a luta e as conquistas de cada militante negro e consciente do seu papel”, salientou o parlamentar.

HOMENAGEM A ZUMBI

O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela lei 12.519/2011 com o objetivo de homenagear o herói da liberdade, Zumbi dos Palmares, que se tornou o mártir contra a escravidão no Brasil.

Zumbi, um dos principais nomes da resistência negra na luta contra a escravidão, foi assassinado em 1965 no Quilombo de Palmares, território ocupado por africanos escravizados, indígenas e brancos pobres, que se rebelaram contra o jugo autoritário dos colonizadores.

 

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.