Filiações de pré-candidatos se encerram nessa sexta-feira, 5 de abril

Politica

Cidadãos que quiserem concorrer a prefeito ou vereador nas Eleições Municipais de 6 de outubro precisam se filiar a um partido político até este sábado (6). Também é o último dia para a desincompatibilização de secretários municipais e estaduais que desejam vir candidatos no pleito.

Essas e outras datas são definidas pelo Calendário Eleitoral. O documento da Justiça Eleitoral contém diversos prazos para eleitores, políticos e partidos. O advogado Philippe Castro explica a importância da atenção a estas datas.

“A importância de se manter atualizado sobre o cronograma eleitoral reside na garantia de que os cidadãos possam exercer seu direito de voto de forma consciente e informada. Ao permitir que os cidadãos participem de forma informada, o calendário eleitoral contribui para a construção de um país mais democrático e justo”, explicou.

Outra data importante, que termina nesta sexta-feira (5), é a chamada “janela partidária”, que é quando vereadores podem realizar a mudança de partido, também pensando no pleito de outubro. Na Câmara, quase metade dos vereadores realizaram movimentações neste período.

 

 

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.