Mulher procura hospital e médicos acham verme vivo dentro de seu olho

Cidades Uncategorized

Uma mulher de 28 anos procurou um hospital no Congo para verificar um caroço que ela tinha no olho e que cresceu muito nos últimos dois anos, mas não doía. Porém, na hora da análise, os médicos perceberam que o calombo estava se mexendo e era, na verdade, um parasita de 1,2 centímetro.

O caso foi publicado na revista científica JAMA Ophthalmology na última quinta-feira (11/4). O diagnóstico oficial foi de pentastomiase, uma infecção ocular rara que acontece quando um parasita coloca ovos em cobras.

A larva Linguatula Serrata, conhecida como verme da língua, normalmente é passada para humanos quando a pessoa entra em contato com cobras infectadas ou ingere carne mal cozida.

A mulher nunca encostou ou comeu cobras, mas se alimentava regularmente de carne de crocodilo. Nenhum caso foi publicado até hoje de pentastomiase causada por crocodilos, e os médicos acreditam que o animal pode ter sido contaminado no mercado.

Se o verme se move no olho, pode causar dor, glaucoma e perda total da visão. Em alguns casos, pode perfurar o olho, desencadear reações imunológicas severas e até a morte do hospedeiro.

O tratamento consiste basicamente na retirada do parasita em cirurgia. Só matar a larva e deixar o corpo ainda é perigoso. A prevenção inclui medidas de higiene ao ter contato com répteis e evitar o consumo de carne mal cozida.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.