Esgotamento Sanitário: Prefeita Cordelia assina ordem de serviço para o início da obra

Cidades Destaque

A Prefeitura de Eunápolis deu um passo decisivo para resolver um dos maiores desafios de infraestrutura da cidade. A prefeita Cordélia assinou contrato, na sexta-feira, 6 de dezembro, com a concessionária Águas de Eunápolis SPE Ltda.

A concessão é de 30 anos, garante investimentos iniciais de aproximadamente R$ 275 milhões e tem como objetivo ampliar a rede de esgoto e o sistema de abastecimento de água no município. A concessão será realizada a custo zero aos cofres municipais, e todas as despesas serão arcadas pela concessionária.

1- A nova empresa, que vai substituir a Embasa, será responsável pela captação, tratamento e distribuição de água, além da coleta, transporte e tratamento dos esgotos sanitários;

2- A tarifa será 8,6% mais baixa do que a praticada pela Embasa, e o contrato também proíbe qualquer aumento fora desse percentual, garantindo previsibilidade e economia para a população;

3- O contrato anterior com a Embasa estava vencido desde 2016 e era considerado precário;

4- Diante disso, o Ministério Público, através do promotor do meio ambiente Dr. João Alves, e o juiz da primeira vara da fazenda pública Dr. Roberto Costa, recomendaram que o município de Eunápolis retomasse o processo licitatório, interrompido em 2022, reiniciado pela prefeita Cordélia Torres em 2024, buscando também a regularização dos serviços de água e esgoto;

5- A licitação foi concluída com a homologação da Concorrência Pública 08/2022, em 19 de novembro de 2024, resultando na escolha do Consórcio Eunápolis Saneamento como vencedor;

6- Com a mudança, a Embasa deixará de operar em Eunápolis, e a nova empresa se comprometerá a pagar uma indenização de R$ 43 milhões à Embasa pelos equipamentos instalados no município.

Legado histórico

Atualmente, Eunápolis apresenta uma cobertura de esgotamento sanitário inferior a 8%, um dos índices mais baixos do Brasil. Além disso, o abastecimento de água tratada, que até então é precário e não atinge todas as localidades, também será completamente universalizado com a nova concessão.

Com o novo contrato, a gestão da prefeita Cordélia Torres garante que Eunápolis será o primeiro município baiano com mais de 100 mil habitantes a atingir, em breve, 100% de cobertura de rede de esgoto e abastecimento de água tratada, beneficiando diretamente cerca de 120 mil pessoas.

“Este é um marco histórico para Eunápolis. Estamos resolvendo um problema que se arrastava há décadas e que impacta diretamente a saúde e o bem-estar da população. Com essa parceria, Eunápolis avança em direção a um futuro mais digno e sustentável”, afirmou a prefeita Cordélia Torres.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.