“Gerando amor”, esse foi o tema do Encontro das Gestantes realizado na sexta-feira, dia 05, pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) I e II de Itabela, no Colégio Luís Eduardo Magalhães. Participaram do encontro, que culminou com a entrega de 40 Kits maternidade, parte do grupo de gestantes atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), que é oferecido pelos CRAS.
De acordo com a secretária de Assistência Social de Itabela, Leide Brito, o PAIF atende mais de 100 gestantes em todo o município, mas, devido a Pandemia, priorizou a participação das gestantes que estão com sete, oito ou nove meses de gestação.
ACESSO AOS DIREITOS E QUALIDADE DE VIDA – Segundo Leide, o PAIF tem o propósito de apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Esse atendimento é realizado por uma equipe de multidisciplinar de profissionais qualificados, dentre eles assistente social e psicólogo. “O trabalho social com famílias do PAIF é materializado por meio de ações que buscam atender determinado objetivo, dentre elas acolhimento, oficinas com famílias, ações comunitárias, ações particularizadas e encaminhamentos a outras instituições como Saúde e Educação”, salientou Leide.
A secretaria destacou ainda que o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família é essencial para a proteção de assistência social, assegurando espaços de convívio, informando e garantindo acesso aos direitos socioassistenciais, para o desenvolvimento da autonomia familiar e a ampliação de sua capacidade protetiva.
Leide lembrou que, com a pandemia, o número de desempregados cresceu e, por meio das oficinas oferecidas do CRAS, as gestantes estão tendo a oportunidade de mudar suas vidas. “Toda equipe do CRAS está atenta às necessidades surgidas no grupo e busca promover atividades nas quais as mulheres possam aprendem diferentes coisas que venham a gerar renda, possibilitando que elas se tornem empreendedoras”, ressaltou a secretária de Assistência Social.
Leide destacou o belo trabalho que vem realizado por toda a equipe da Assistência Social, agradecendo pelo empenho e dedicação. “A vocês toda a minha gratidão”, revelou ela.
FORTALECIMENTO DO VÍNCULO MÃE E FILHO – O prefeito Luciano Francisqueto precisou viajar para participar de uma reunião com o governador Rui Costa, mas fez questão prestigiar o início do encontro de gestantes. Antes de viajar, Francisqueto pediu a Luana Botelli Pinto que o representasse no evento. “Foi gratificante presenciar a entrega dos kits maternidade e, principalmente, saber que a assistência social está dando todo o suporte básico a essas crianças, não só na gestação, mas também durante os primeiros anos de vida. Com certeza, tudo isso contribui para o bem-estar e fortalecimento do vínculo entre mãe e filho”, destacou Luana Boleli, que é Coordenadora da Média e Alta Complexidade na Secretaria de Saúde.