Gestantes de Itabela atendidas pelo PAIF recebem kit maternidade

Destaque

“Gerando amor”, esse foi o tema do Encontro das Gestantes realizado na sexta-feira, dia 05, pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) I e II de Itabela, no Colégio Luís Eduardo Magalhães. Participaram do encontro, que culminou com a entrega de 40 Kits maternidade, parte do grupo de gestantes atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), que é oferecido pelos CRAS.
De acordo com a secretária de Assistência Social de Itabela, Leide Brito, o PAIF atende mais de 100 gestantes em todo o município, mas, devido a Pandemia, priorizou a participação das gestantes que estão com sete, oito ou nove meses de gestação.
ACESSO AOS DIREITOS E QUALIDADE DE VIDA – Segundo Leide, o PAIF tem o propósito de apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Esse atendimento é realizado por uma equipe de multidisciplinar de profissionais qualificados, dentre eles assistente social e psicólogo. “O trabalho social com famílias do PAIF é materializado por meio de ações que buscam atender determinado objetivo, dentre elas acolhimento, oficinas com famílias, ações comunitárias, ações particularizadas e encaminhamentos a outras instituições como Saúde e Educação”, salientou Leide.
A secretaria destacou ainda que o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família é essencial para a proteção de assistência social, assegurando espaços de convívio, informando e garantindo acesso aos direitos socioassistenciais, para o desenvolvimento da autonomia familiar e a ampliação de sua capacidade protetiva.
Leide lembrou que, com a pandemia, o número de desempregados cresceu e, por meio das oficinas oferecidas do CRAS, as gestantes estão tendo a oportunidade de mudar suas vidas. “Toda equipe do CRAS está atenta às necessidades surgidas no grupo e busca promover atividades nas quais as mulheres possam aprendem diferentes coisas que venham a gerar renda, possibilitando que elas se tornem empreendedoras”, ressaltou a secretária de Assistência Social.
Leide destacou o belo trabalho que vem realizado por toda a equipe da Assistência Social, agradecendo pelo empenho e dedicação. “A vocês toda a minha gratidão”, revelou ela.
FORTALECIMENTO DO VÍNCULO MÃE E FILHO – O prefeito Luciano Francisqueto precisou viajar para participar de uma reunião com o governador Rui Costa, mas fez questão prestigiar o início do encontro de gestantes. Antes de viajar, Francisqueto pediu a Luana Botelli Pinto que o representasse no evento. “Foi gratificante presenciar a entrega dos kits maternidade e, principalmente, saber que a assistência social está dando todo o suporte básico a essas crianças, não só na gestação, mas também durante os primeiros anos de vida. Com certeza, tudo isso contribui para o bem-estar e fortalecimento do vínculo entre mãe e filho”, destacou Luana Boleli, que é Coordenadora da Média e Alta Complexidade na Secretaria de Saúde.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.