Nasa envia astronave para chocar com asteroide que vem na direção da Terra para ‘salvar o planeta’

Destaque

Está programado para o próximo mês de setembro, a colisão de uma astronave com um asteroide de nome Dimorphos, em uma missão que visa salvar o planeta Terra. O objetivo é mudar a rota deste corpo celeste para evitar que futuramente aconteça uma colisão.

A Nasa está liderando esta missão que recebeu o nome de DART – Teste de redirecionamento de asteroide duplo, e a espaçonave foi lançada em novembro do ano passado, sendo monitorada desde então.

O Dimorphos é um asteroide ‘pequeno’, mas ele é companheiro de outro bem maior, chamado pelos cientistas de Didymos, agora a expectativa é de que a longo prazo ele tenha a órbita alterada e passe bem longe da Terra.

Mas um estudo feito pela Universidade de Berna em parceria com o Centro Nacional de Competência em Pesquisa, esta é uma situação muito delicada porque existe a possibilidade do choque acabar deformando o asteroide de forma drástica.

Sabina Raducan, que está à frente deste estudo, alerta que o Dimorphos pode ter uma estrutura interna mais solta que está unida apenas por interações gravitacionais e o choque com a espaçonave poderá fazer com que tudo se espalhe.

Mas simulações feitas pela DART apontam que a estrutura interna deste asteroide é sólida, por isso o projeto foi colocado em ação. A colisão será no próximo mês de setembro e cientistas do mundo todo estarão de olho no resultado.

A Agência Espacial Europeia pretende enviar em 2024 uma sonda espacial para este asteroide com o objetivo de visualizar quais foram as consequências do impacto.https://www.1news.ig.com.br/

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.