Medo de algo desconhecido e que chega a paralisar a gente: é importante saber como controlar a ansiedade para que isso não atrapalhe as nossas atividades e comprometa nossos objetivos.
Ficar ansioso é uma reação normal do ser humano, então não há nada de errado em ter expectativa diante de uma viagem ou antes de encontrar os amigos. A questão merece atenção se esse quadro compromete a qualidade de vida e os âmbitos pessoal e profissional, impedindo você de se concentrar, por exemplo, para as provas dos vestibulares.
Nesse sentido, é importante aprender como acalmar a mente e afastar essa angústia. Quer saber como? Confira 7 dicas que nós da separamos para você!
Desvie a atenção dos sintomas
Quem sofre com as crises de ansiedade pode sentir diferentes sintomas como suor, boca seca, palpitação, falta de ar e respiração mais acelerada. Algumas pessoas sentem ainda tremores e dor no peito.
É uma forma de o corpo preparar-se para alguma ameaça. O problema é que esse quadro pode surgir devido à pressão em dar conta do volume de matérias do vestibular, principalmente se a sua rotina é corrida, precisando conciliar trabalho e estudo.
Acontece que isso não pode ser um obstáculo para que você conquiste seu sonho de entrar no ensino superior; por isso, se a tensão surgir, a primeira dica é desviar a atenção dos sintomas. Muita gente, ao sentir a palpitação, por exemplo, começa a pensar que está com algum problema cardíaco, o que aumenta ainda mais o nervosismo, piorando a situação.
Então, nesse momento, beba um pouco de água, procure ir para um espaço calmo e silencioso e tente não se concentrar nessas manifestações do organismo. Reflita sobre coisas boas na sua vida e, se tiver algum amigo ou familiar por perto, chame-o para conversar sobre outros assuntos e, assim, distrair sua mente.
Controle o ritmo da respiração
Uma das dicas para controlar a ansiedade é justamente controlar a respiração, que fica bastante acelerada no momento de tensão. Como fazer? Vá para um ambiente tranquilo e inspire pelo nariz lentamente, expirando o ar pela boca. Nessa hora, verifique o movimento do peito e da barriga durante o processo.
Faça esse exercício até sentir que seus músculos estão mais relaxados, principalmente na região da nuca, ombros e maxilares, que ficam contraídos sem a gente perceber.
É uma forma de enviar mais oxigênio para o cérebro, reduzindo o estresse da situação e também diminuindo a sensação de falta de ar, que pode causar mais angústia.
Para ter mais eficiência na respiração, a dica é treinar esse movimento de inspirar e de expirar lentamente todos os dias, mesmo que você não esteja ansioso. Com a prática, você consegue resultados mais rápidos caso precise se valer da técnica da respiração profunda em uma situação estressante.
Busque meios de relaxar
Além de praticar a respiração profunda, é importante buscar meios de relaxar no dia a dia, principalmente depois de um dia muito cansativo, ou se precisou estudar no fim de semana. Você pode ficar deitado em seu quarto, com a luz apagada, e colocar uma música tranquila. Procure só pensar no descanso e não nos problemas de trabalho, de estudo ou ainda em seu plano de carreira.