Lei federal obriga prefeituras a cobrarem taxa do lixo domiciliar dos cidadãos

Cidades

A Prefeitura de Eunápolis informa à população sobre o projeto de lei enviado à Câmara dos Vereadores que institui a taxa de coleta de resíduos sólidos (taxa do lixo domiciliar). A cobrança passou a ser obrigatória, conforme a Lei Federal n° 14.026, do Marco Legal do Saneamento Básico, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no ano de 2020.

A nova taxa não foi implantada pelo Município, e sim pelo Governo Federal, que obriga todas as cidades brasileiras a realizar a cobrança, sob pena de suspensão de repasses de verbas federais e podendo a administração municipal ser responsabilizada por improbidade administrativa por renúncia de receita.

A arrecadação proveniente da cobrança será utilizada para custear as despesas com os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos gerados no município e distritos. O prazo para aplicação da lei é até o fim de 2022.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.