Medicamentos usados para ansiedade e depressão podem produzir efeitos adversos que prejudicam diretamente os dentes. A redução da saliva (boca seca) e o ranger de dentes, também chamado de bruxismo, são os principais deles.
Na bula de dois antidepressivos amplamente usados — fluoxetina e sertralina —, a chamada “secura de boca”, ou boca seca, é apontada como efeito adverso comum. Na sertralina, o ranger de dentes também compõe a lista dos eventos adversos que o remédio pode causar.
Os ansiolíticos, como alprazolam (Frontal), clonazepam (Rivotril) e diazepam (Valium), também incluem na lista de reações a “secura de boca”.
O bruxismo, por si só, prejudica a arcada dentária com o encurtamento dos dentes a longo prazo. Porém, a boca seca também é algo negativo, já que a saliva é um líquido essencial para equilibrar a acidez da boca.
“Você ter os dentes ressecados, porque a salivação está pouca, com ácido atacando os dentes e, ainda por cima, rangendo os dentes, esfregando um dente no outro, é a forma do caos”.