Oração fortalece a saúde. Será?

Saúde

A espiritualidade gera qualidade de vida. Fato já reconhecido pela OMS em 1984, na 37ª Assembleia Mundial da Saúde.

Na ocasião, a espiritualidade foi incluída como um dos fatores que definem o que é ter saúde. Inclusive, já até falamos sobre isso aqui!

Desde então, a OMS tem a reconhecido a importância da espiritualidade na saúde e bem-estar geral.

Assim, um indivíduo que pratica a espiritualidade, possui uma visão de mundo que vai além do que é concreto, crendo em algo Superior à sua existência.

Consequentemente, busca manter um relacionamento com o Sagrado, o que acaba por moldar sua maneira de enxergar a vida e seu propósito.

Oração como prática da espiritualidade

Certamente, dentro da vivência da espiritualidade, há diversas práticas realizadas individualmente ou em comunidade.

Porém, uma em particular que chama atenção de pesquisadores da área da saúde é a experiência da oração e sua ação na vida dos indivíduos.

Dessa forma, já foi possível concluir que, indivíduos com maior espiritualidade apresentam superior bem-estar geral – como a satisfação com a vida – e menores índice de ansiedade e depressão.

De fato, ainda existe uma carência nos estudos que relacionam oração e saúde. Mas os cientistas que decidiram analisar a prática puderam perceber que há um efeito positivo na saúde em geral.

Com o propósito de abordar a efetividade da oração na redução da ansiedade em pacientes com câncer, o estudo mostrou resultados impressionantes.

Em síntese, segundo a pesquisa, a espiritualidade, por meio da oração, funciona como meio para aliviar as tensões, aumentar a esperança e reduzir a ansiedade de pacientes oncológico.

Por fim, o estudo sugere que a utilização da oração deve ser fortalecida como uma terapia auxiliar ao tratamento oncológico, pois se revelou uma ação efetiva na vida dos pacientes estudados.

 

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.