Deputado Neto Carletto pede mais segurança para o Extremo Sul da Bahia

Destaque

Preocupado com os altos índices de violência nos municípios baianos, em especial, em Eunápolis, o deputado federal do Progressistas Neto Carletto (BA) discursou na tribuna da Câmara nesta quinta-feira (09/03) e também apresentou um Ofício solicitando ao Secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, urgência nas ações com o objetivo de combater e reprimir a violência nas localidades afetadas.

Durante seu pronunciamento, Neto reivindicou que as autoridades competentes invistam em mais segurança pública para a cidade de Eunápolis.  Segundo o parlamentar, muitas cidades baianas estão vivendo uma verdadeira situação de guerra devido aos confrontos de facções.

“Eunápolis pede socorro! Nos últimos oito dias, o município registrou oito mortes! A população vive dias de pânico e as ruas estão ficando desertas já nas primeiras horas da noite, diante dos frequentes tiroteios. O tráfico de drogas na cidade de Eunápolis tem sido uma das causas para tanta violência. O enfrentamento da polícia não tem sido eficaz devido a inúmeros fatores como: falta de efetivo, falta de armamento e equipamentos para evitar inúmeras situações, como drones, além da falta de capacitação técnica para os agentes e ausência de uma central de inteligência para a devida repressão e inúmeras estratégias para coibir a violência”, pontuou Neto Carletto.

Na oportunidade, o deputado aproveitou para destacar que muitos jovens entram para criminalidade porque não possuem oportunidades dignas para desenvolver sua formação profissional e ingressarem no mercado de trabalho. “Será que se houvesse oportunidades no mercado de trabalho esses jovens se envolveriam com a criminalidade? Até quando o sistema vai vitimar jovens que não têm acesso a um futuro melhor?”, questionou.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2022, apontam que, das 30 cidades com mais mortes violentas no país, cinco estão na Bahia. A categoria de mortes violentas diz respeito à soma de vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço ou fora.

A violência criminal no Brasil representa um problema significativo que afeta, direta e indiretamente, toda a sociedade, impactando o bem-estar pessoal e coletivo. “A criminalidade entre jovens, está automaticamente ligada ao quesito de carência educacional no país, conjuntamente aos demais fatores, como: o meio social de desenvoltura e desvios de conduta principalmente. É preciso que haja um trabalho em conjunto entre governos federal, estaduais e municipais para tentarmos solucionar os problemas. Caso contrário, em breve terrenos mais presídios que escolas em nossa país”, salientou o progressista.

Neto concluiu seu discurso declarando aguardar que as medidas cabíveis sejam tomadas com brevidade. “Peço ao Sr. Marcelo Werner que solicite ao Governador uma reunião com o Presidente da República e o Ministro da Justiça para, em caráter de emergência, elaborar um plano a longo prazo para que a violência pública possa diminuir no Estado da Bahia”, finalizou o deputado.

 

*Com informações da Assessoria do deputado federal Neto Carletto

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.