Projeto do Novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento é apresentado na Bolsa de Valores

Destaque Economia

Com o objetivo de atrair investidores nacionais e internacionais interessados em construir e administrar o novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento foi realizada a apresentação do projeto de concessão na Bolsa de Valores de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (6). Uma equipe técnica composta por representantes da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e da BahiaInvest realizou a exposição das informações do projeto e da modelagem econômica.

 

O aeroporto internacional de Porto Seguro é o segundo maior do estado e o terceiro maior do Nordeste em movimentação de passageiros e aeronaves na aviação regional. O município é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil e, somente em 2022, dois milhões de passageiros circularam pelo equipamento aeroviário. “Além de ser um ponto de desembarque e embarque de turistas, é o único equipamento aeroviário regional que opera com deslocamento nacional e internacional de cargas no estado. Com o novo aeroporto poderemos ampliar rotas e possibilitar novos negócios e mais desenvolvimento econômico para a Bahia”, explica Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura. A próxima etapa é o recebimento das propostas, em 18 de setembro, e a realização do leilão está prevista para acontecer em 27 de setembro, na Bolsa de Valores.

Concessão – O projeto de concessão do novo aeroporto internacional prevê a construção, operação, manutenção, administração e exploração comercial do equipamento, no município de Santa Cruz Cabrália durante o período de 30 anos. Além disso, contemplará também as obras de requalificação e operação temporária do atual aeroporto de Porto Seguro. Os interessados poderão obter informações através do e-mail aeroportocostadodescobrimento@infra.ba.gov.br até o dia 11 de setembro. O edital e outros dados estão disponíveis no site www.infraestrutura.ba.gov.br.

Inicialmente, o equipamento tem a previsão de receber em torno de 4 milhões de passageiros por ano. São previstas ampliações nas fases seguintes, acompanhando o crescimento da demanda, após o início de sua operação. O investimento previsto para a construção e operação do equipamento é de R$ 7,6 bilhões. Além do secretário de Infraestrutura (Seinfra), Sérgio Brito, estiveram presentes o superintendente de Planejamento em Logística e Transportes da Seinfra, Mateus Dias, a diretora de operações da BahiaInvest Camila Aguiar e o secretário Especial do Programa de Parcerias e Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcanti. O evento foi conduzido pela empresa B3, especializada em mercado financeiro.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.