Cidadãos que quiserem concorrer a prefeito ou vereador nas Eleições Municipais de 6 de outubro precisam se filiar a um partido político até este sábado (6). Também é o último dia para a desincompatibilização de secretários municipais e estaduais que desejam vir candidatos no pleito.
Essas e outras datas são definidas pelo Calendário Eleitoral. O documento da Justiça Eleitoral contém diversos prazos para eleitores, políticos e partidos. O advogado Philippe Castro explica a importância da atenção a estas datas.
“A importância de se manter atualizado sobre o cronograma eleitoral reside na garantia de que os cidadãos possam exercer seu direito de voto de forma consciente e informada. Ao permitir que os cidadãos participem de forma informada, o calendário eleitoral contribui para a construção de um país mais democrático e justo”, explicou.
Outra data importante, que termina nesta sexta-feira (5), é a chamada “janela partidária”, que é quando vereadores podem realizar a mudança de partido, também pensando no pleito de outubro. Na Câmara, quase metade dos vereadores realizaram movimentações neste período.