Na próxima terça-feira, dia 10 de setembro, a UNEB Eunápolis recebe o lançamento do livro ‘Cova da Moça – História do Crime que Virou Lenda’, da jornalista e historiadora Rose Marie Galvão. O evento faz parte das comemorações dos 25 anos de criação do Campus XVIII e 20 anos do curso de História.
Após anos de pesquisa, a autora desvenda o mais antigo processo crime por induzimento ao suicídio que se conhece no Brasil, e discute aspectos significativos do desenvolvimento jurídico, social e cultural de Porto Seguro e da Bahia no final do século XIX.
Por meio de documentos oficiais, fontes primárias, relatos e narrativas, traz à tona a história real de Josefina, a ‘moça’ da Cova da Moça e todos os fatos que levaram à sua morte. A obra foi prefaciada pelo jornalista e pesquisador Robério Martins e leva assinatura da Editora Mondrongo.
*MEMÓRIA*
Como forma de preservar a memória local, Rose Marie faz diversas sinapses para que o leitor entenda desde a linguagem jurídica, até mesmo o que levou à morte de d. Josefina quanto a comoção diante do acontecimento, em uma sociedade patriarcal, mas que se lamentou e pediu justiça. No segundo momento ela aborda a saga do juiz Maximiliano Lopes Chaves para escapar da pena de morte.
A história até então desconhecida, que se tornou lenda, é tão difundida no município que se gerou nome de rua, romance, peça de teatro e, agora, se torna fato, com cenário e eventos contundentes.
“Essa pesquisa tem como objetivo, antes de tudo, revelar um pouco da história recente de Porto Seguro. Ela mostra as nuances históricas e sociais da violência contra à mulher e traz à tona o assunto, que continua fazendo vítimas. É importante entender que, em uma época em que a mulher era apenas – como escravos, bois e terras – propriedade do ‘marido’, o censo de justiça pela morte de Josefina, dentro de uma Porto Seguro do século XIX, abre novas discussões sobre o movimento na sociedade da época”, ressalta.
Após o lançamento do livro, o evento terá continuidade com a mesa ‘O papel da historiografia brasileira e das comissões da verdade no combate ao revisionismo histórico, com a professora doutora Virginia Fontes (UFF) e Gustavo Seferian (UFMG)
*SOBRE A AUTORA*
Rose Marie Galvão, nascida em 29 de janeiro de 1961, é jornalista, historiadora e professora. Natural da Itabuna se define como uma “papa-jaca” radicada em Eunápolis. Trabalhou na Tribuna da Bahia, A Tarde e jornais e sites do sul da Bahia. Atuou no Governo do Estado, Assembleia Legislativa e na assessoria de imprensa de diversas prefeituras baianas.
Em 1986 venceu o Prêmio de Jornalismo da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado da Bahia. Em 1994, foi finalista do II Prêmio de Monografia da Fiat do Brasil com o tema “Indústria e ecologia; a conciliação possível”. Participou da 2ª Antologia do Clube do Poeta Sul da Bahia, publicada em 2023 pela editoria Via Litterarum.
*SERVIÇO:*
O que: Lançamento do livro ‘Cova da Moça – História do Crime que Virou Lenda’
Autora: Rose Marie Galvão
Quando: dia 10 de setembro, às 18h30
Onde: UNEB Campus Eunápolis (Avenida David Jonas Fadini – 300, Bairro Stela Reis)
Classificação: Livre
Débora do Carmo – Imagens: Milton Guerreiro
Assessoria de Imprensa
(11) 95772-1789