Livro ‘Cova da Moça – História do Crime que Virou Lenda’ será lançado na UNEB Eunápolis

Cidades

 

Na próxima terça-feira, dia 10 de setembro, a UNEB Eunápolis recebe o lançamento do livro ‘Cova da Moça – História do Crime que Virou Lenda’, da jornalista e historiadora Rose Marie Galvão. O evento faz parte das comemorações dos 25 anos de criação do Campus XVIII e 20 anos do curso de História.

Após anos de pesquisa, a autora desvenda o mais antigo processo crime por induzimento ao suicídio que se conhece no Brasil, e discute aspectos significativos do desenvolvimento jurídico, social e cultural de Porto Seguro e da Bahia no final do século XIX.

Por meio de documentos oficiais, fontes primárias, relatos e narrativas, traz à tona a história real de Josefina, a ‘moça’ da Cova da Moça e todos os fatos que levaram à sua morte. A obra foi prefaciada pelo jornalista e pesquisador Robério Martins e leva assinatura da Editora Mondrongo.

*MEMÓRIA*

Como forma de preservar a memória local, Rose Marie faz diversas sinapses para que o leitor entenda desde a linguagem jurídica, até mesmo o que levou à morte de d. Josefina quanto a comoção diante do acontecimento, em uma sociedade patriarcal, mas que se lamentou e pediu justiça. No segundo momento ela aborda a saga do juiz Maximiliano Lopes Chaves para escapar da pena de morte.

A história até então desconhecida, que se tornou lenda, é tão difundida no município que se gerou nome de rua, romance, peça de teatro e, agora, se torna fato, com cenário e eventos contundentes.

“Essa pesquisa tem como objetivo, antes de tudo, revelar um pouco da história recente de Porto Seguro. Ela mostra as nuances históricas e sociais da violência contra à mulher e traz à tona o assunto, que continua fazendo vítimas. É importante entender que, em uma época em que a mulher era apenas – como escravos, bois e terras – propriedade do ‘marido’, o censo de justiça pela morte de Josefina, dentro de uma Porto Seguro do século XIX, abre novas discussões sobre o movimento na sociedade da época”, ressalta.

Após o lançamento do livro, o evento terá continuidade com a mesa ‘O papel da historiografia brasileira e das comissões da verdade no combate ao revisionismo histórico, com a professora doutora Virginia Fontes (UFF) e Gustavo Seferian (UFMG)

*SOBRE A AUTORA*

Rose Marie Galvão, nascida em 29 de janeiro de 1961, é jornalista, historiadora e professora. Natural da Itabuna se define como uma “papa-jaca” radicada em Eunápolis. Trabalhou na Tribuna da Bahia, A Tarde e jornais e sites do sul da Bahia. Atuou no Governo do Estado, Assembleia Legislativa e na assessoria de imprensa de diversas prefeituras baianas.

Em 1986 venceu o Prêmio de Jornalismo da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado da Bahia. Em 1994, foi finalista do II Prêmio de Monografia da Fiat do Brasil com o tema “Indústria e ecologia; a conciliação possível”. Participou da 2ª Antologia do Clube do Poeta Sul da Bahia, publicada em 2023 pela editoria Via Litterarum.

*SERVIÇO:*
O que: Lançamento do livro ‘Cova da Moça – História do Crime que Virou Lenda’
Autora: Rose Marie Galvão
Quando: dia 10 de setembro, às 18h30
Onde: UNEB Campus Eunápolis (Avenida David Jonas Fadini – 300, Bairro Stela Reis)
Classificação: Livre

Débora do Carmo – Imagens: Milton Guerreiro
Assessoria de Imprensa
(11) 95772-1789

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.