Após processo administrativo, professor efetivo é exonerado por fraude de documentos da prefeitura de Eunápolis

Cidades Destaque

Embora o ex-servidor da Prefeitura de Eunápolis, Ronaldo Santos Oliveira, que atuava como professor, tenha desabafado nas redes sociais com justificativas inverídicas sobre sua exoneração, ele foi exonerado da função após a conclusão do Processo Administrativo aberto contra ele, por adulteração de cards institucionais nas redes sociais, divulgação de fake news e ofensas à gestão municipal.

A medida foi tomada pela gestão municipal após exaustiva apuração e constatação de infração de diversos artigos da Lei 341/99 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Eunápolis). Ronaldo teve amplo direito de defesa no processo.

Constam nos autos do processo, que o servidor falsificou a logomarca da gestão; publicou reposta ou comentou em suas redes sociais fatos inverídicos relacionados à gestão; utilizou palavras ofensivas, desrespeitosas e termos depreciativos em suas publicações.

“Portanto, mesmo fora do período de trabalho, há de ser exigido do servidor, sob certos aspectos, mínimo de comportamento ético, disciplinado e condigno com a função pública exercida”, diz um trecho de uma norma técnica da Controladoria-Geral da União, que discute sobre as ações dos servidores públicos.

Para o procurador-adjunto do Município, Jessimar Alves, as ações do servidor deram prejuízos para a administração pública. “Acaba criando, não só na comunidade virtual, como em toda a sociedade, uma incerteza quanto aos atos da Prefeitura, uma vez que o professor utilizou o símbolo do município para propagar notícias falsas ou que não tiveram como fonte a administração municipal”, salientou o procurador.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.