Bonner e mais 20 profissionais da Globo são autuados pela Receita

Uncategorized

Uma operação da Receita Federal, em curso desde o ano passado, encontrou irregularidades em contratos profissionais da Rede Globo. Mais de 20 contratados pela emissora foram autuados. Entre eles, o editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner.

Além de Bonner, foram autuados jornalistas, artistas e ex-profissionais. No ano passado, a operação autuou mais de 40 membros. Todos estão recorrendo.

De acordo com o portal UOL, a Receita investiga a prática chamada “pejotização”, uma espécie de conluio para reduzir o pagamento de impostos e de sonegar o Fisco.

O contrato de pessoa jurídica consiste em, ao invés de serem contratados com carteira assinada, esses profissionais optam por um acordo por meio de suas empresas pessoais (pessoas jurídicas). Segundo a reportagem, isso dá aos profissionais a liberdade de fazer outras atividades, como  cinema, teatro, propagandas, “merchans”, apresentação de eventos e presenças “vip” em eventos.

Para a Receita, no entanto, isso é uma manobra para reduzir as alíquotas devidas e sonegar impostos.

A Globo respondeu à reportagem dizendo que “não comenta questões relacionadas a procedimentos administrativos, próprios ou de terceiros, mas esclarece que todas as formas de contratação praticadas pela empresa, inclusive em relação ao jornalista William Bonner, estão dentro da lei e todos os impostos incidentes são pagos regularmente”.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.