Câmara aprova PL que autoriza presença de doulas durante partos em hospitais de Eunápolis 

Destaque

Por Ascom/CME – Foto: Divulgação

 

Os vereadores da Câmara Municipal de Eunápolis aprovaram nesta quinta-feira (05/05) o projeto de lei nº 06/2022 que obriga as maternidades, casas de parto e hospitais das redes públicas e privada a permitirem a presença de doulas, fisioterapeutas e enfermeiros obstetras durante o período de pré-parto, trabalho de parto e pós parto, quando solicitada e custeadas pela parturiente.

As profissionais identificadas como doulas devem ter certificação ocupacional e devem ser escolhidas livremente pelas gestantes. A matéria, de autoria do vereador Pedro Queiroz (Solidariedade) foi discutida e recebeu duas votações, aprovada por unanimidade dos 15 vereadores presentes à sessão ordinária desta quinta-feira. Agora, será encaminhada à sanção.

A presença da doula não substitui o direito da gestante ter um acompanhante durante o parto. Conforme a autor, que não estava presente à sessão, “o trabalho das doulas é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS)”.

Prevê, também, que os estabelecimentos hospitalares não poderão acrescentar qualquer custo adicional à parturiente pelo exercício do direito garantido na lei sugerida pelo vereador eunapolitano.

Ele ainda afirma que “estudos comprovam que o acompanhamento da parturiente pela doula traz diversos benefícios tanto maternos como fetais; dentre eles a diminuição da duração do trabalho de parto, do uso de medicações para alívio da dor e do número de cesáreas. É observado, também, que o acompanhamento da doula reduz o número de depressão pós-parto e facilita a amamentação. Além disso, as doulas atuam como agente inibidor da violência obstétrica e propagador de práticas humanizadoras da assistência ao parto”, comentou.

O trabalho das doulas começa antes do dia do nascimento do bebê, com encontros para conhecer a gestantes e informá-la sobre os procedimentos do parto. Segundo Pedro Queiroz, que é enfermeiro, “o apoio emocional e físico oferecido por uma única pessoa, neste caso, a doula, proporciona muitos benefícios e traz mais humanização ao parto”.

 

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.