Em parceria com o Senai, Veracel inicia primeira aula de seu Programa de Formação

Destaque Economia

A primeira aula do Programa de Formação de Mão de Obra Local da Veracel foi realizada nesta quarta-feira (10) no Senai Bahia, na sede em Eunápolis, parceiro da empresa no projeto. O programa dará oportunidade para 40 pessoas, sendo 28 mulheres, se capacitarem nas funções de Operadora de Máquinas Florestais e Mecânica e Mecânico de Máquinas Florestais. Além de formar desenvolver novos profissionais, o projeto promove um alinhamento com os pilares de Diversidade e Inclusão da Veracel, uma vez que para a área de Operação de Máquinas Florestais as vagas são somente para o público feminino.

“Esse curso mostra a conexão da Veracel com a comunidade da nossa região e como também somos parte da solução. Com a parceria com o Senai e a comunidade interessada, estamos dando o passo além na trajetória de aprendizagem e formação de mulheres e homens, pessoas negras (pretas e pardas). Com a formação adequada, é possível aproveitar as diversas oportunidades de novos negócios e investimentos que estão surgindo no país”, destaca Caio Zanardo, diretor presidente da Veracel.

Foram registradas 623 pessoas interessadas nos cursos. A formação inclui a realização de etapa teórica e prática, essa última, que será feita em formato de estágio presencial na própria Veracel.

Com isso, o momento do estágio será um marco importante para a Veracel, pois será a primeira vez desde 2001, quando a empresa começou sua operação de colheita, que haverá uma turma formada exclusivamente por mulheres na operação de colheita florestal.

“É um processo de aprendizagem muito importante também para a empresa, pois também estamos aprendendo a receber mulheres em uma atividade que é, tradicionalmente, masculina. É um programa especial para a Veracel”, finaliza Dienane Brandão, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Veracel.

Mais informações sobre os cursos

O curso de Operadora de Máquinas Florestais, exclusivo para o público feminino, possui duração de 10 meses e acontecerá de novembro/2022 a setembro/2023. Já a Formação de Mecânica e Mecânico de Máquinas Florestais tem duração de nove meses, de novembro/2022 a agosto/2023.

Sobre a Veracel Celulose       

A Veracel Celulose celebrou 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® – FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.

Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.