Porto Seguro: Um hacker de 20 anos foi preso nesta terça-feira (26) em Porto Seguro, acusado de invadir o portal eletrônico de uma cooperativa de crédito da região de Jaú, em São Paulo, e roubar dados de mais de 21 contas de clientes. Segundo a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jaú, o suspeito alterou as senhas dos usuários, bloqueou as movimentações financeiras e realizou compras e empréstimos bancários com os dados roubados, causando um prejuízo estimado em 4 milhões de reais.
A operação que resultou na prisão do hacker contou com o apoio de equipes da Polícia Civil de SP, 1ª Delegacia de Proteção ao Turista – DELTUR e equipes do 8° BPM de Porto Seguro, além do Poder Judiciário. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços utilizados pelo suspeito para as conexões de internet e as práticas criminosas. Na casa do hacker, foram apreendidos aparelhos celulares e o computador usado para os crimes.
O suspeito confessou as práticas criminosas e disse que agiu sozinho, usando apenas os dados de seus familiares, que também foram localizados e conduzidos à delegacia para prestar depoimento. As investigações prosseguem para apurar a participação de outras pessoas no esquema. O hacker vai responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático, furto qualificado mediante fraude e estelionato.