Jorge Maécio pede jornada de 30h pra enfermeiros e correção de salários de técnicos de radiologia

Destaque

O presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Jorge Maécio (PP), usou a tribuna da casa para reiterar o pleito dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, concursados pelo município de Eunápolis, que pedem a regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas e a isonomia salarial. Segundo apontou, alguns concursados cumprem jornada de 30 horas semanais e outras 40 horas [de acordo com as regras do concurso no qual foram aprovados] e, no entanto, recebem o mesmo salário.

Neste sentido, ele lembrou que dois projetos tramitam no Congresso Nacional: o que regulamenta a jornada de trabalho de 30 horas e o que cria o piso salarial para todo o País.

O vereador, que se ausentou da presidência para usar a Tribuna da Casa, reapresentou ofícios ao Poder Executivo, no sentido de que o pleito seja atendido. “É injusto porque o contracheque, no final do mês é o mesmo. Peço ao Secretário de Saúde que regulamente, urgentemente, a jornada dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares”, frisou.

Da mesma forma, assinalou que os técnicos em radiologia se encontram com seus salários defasados há mais de 20 anos. Enquanto o piso nacional da categoria é de R$ 2.700,00 os profissionais lotados na Prefeitura de Eunápolis (são 13 técnicos) estão recebendo salário de apenas R$ 1.230,00. “Embora recebendo periculosidade e insalubridade o piso continua muito baixo”, acrescentou o presidente.

Por fim, mas destacando a relevância, o presidente também encaminhou novo ofício ao Executivo, solicitando a revisão dos salários dos condutores do Samu e os telefonista auxiliares de regulação médica, conhecidos por TARM. Jorge Maécio explicou que os condutores são também socorristas e auxiliares, e que os TARMs coletam as informações básicas do solicitante e do paciente e perguntam qual é a urgência.

A prioridade, neste primeiro momento, é entender a localização exata e a gravidade do chamado. Uma das primeiras perguntas que o telefonista faz é qual é o município, pois o SAMU de quase todos os estados brasileiros tem uma regulação estadual e atendem chamadas de vários pontos do Estado. “No entanto, os salários de Porto Seguro são bem maiores que os de Eunápolis”, comparou

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.