Manejo de florestas de eucalipto não impacta a qualidade da água de microbacias: É o que revela resultados de 15 anos de monitoramento no Sul da Bahia

Economia

Resultados de 15 anos de monitoramento no território de atuação da Veracel Celulose mostram também que o consumo de água no plantio de eucalipto é similar as áreas de vegetação nativa

Eunápolis, 04 de outubro de 2021 – São 15 anos de monitoramento de microbacias na área de atuação da Veracel Celulose, no Sul da Bahia, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF – ESALQ USP), no âmbito do Programa Cooperativo de Monitoramento de Bacias Hidrográficas (PROMAB). Os resultados deste período de estudos indicam que a qualidade e o comportamento hidrológico da microbacia da floresta de eucalipto são muito similares aos da floresta nativa e houve pouco desvio na produção de água. A avaliação foi apresentada no final de julho pelo Prof. Dr. Silvio Ferraz, da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo) e líder do PROMAB.

Com o objetivo de entender os efeitos do manejo florestal sobre a qualidade e vazão da água, o PROMAB conduz um trabalho de monitoramento permanente em 21 microbacias experimentais em todo o Brasil, sendo quatro deles na Veracel. O estudo mede de forma contínua os valores de precipitação pluviométrica, nível e a qualidade da água de superfície e do lençol freático. Os sensores instalados em pontos de monitoramento estratégicos, permitem que os parâmetros de vazão da água são registrados a cada 15 minutos durante todo o dia e, quinzenalmente, a equipe de campo realiza a coleta de amostras de água para avaliação da qualidade da água.

Desde 2005, quando a Veracel Celulose passou a integrar o programa com uma microbacia localizada em área de plantio florestal, os valores de precipitação pluviométrica, nível e a qualidade da água de superfície e do lençol freático são monitoradas de forma constante. “A apresentação dos dados capturados nesses 15 anos de monitoramento são a comprovação da qualidade e da longevidade deste estudo, que tem nos apoiado durante os anos para subsidiar nossas estratégias de manejo sempre de forma sustentável e consciente”, ressalta Moacyr Fantini, diretor florestal da Veracel. Os resultados qualificam o manejo florestal empregado pela Veracel como ambientalmente adequado, o que é muito importante para a empresa e a região.

“A Veracel tem sido uma ótima parceira investindo voluntariamente no monitoramento hidrológico por mais de uma década. O compromisso e a seriedade de empresas como a Veracel nos incentivam a manter e a ampliar o trabalho do PROMAB, cada vez mais, em prol da conservação da água em áreas de manejo florestal”, ressalta o professor Silvio Ferraz do PROMAB.

Sobre a Veracel Celulose

Veracel Celulose celebra 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia. Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior reserva particular de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro e recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® – FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

São 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda todos últimos anos. Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!

Fonte: Veracel Celulose

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.