A crise da seca do Rio Eufrates está chamado a atenção do Cristianismo e Islamismo para profecias do fim do mundo.
Conhecida como Crescente Fértil, a região está em alerta por causa da redução do volume das águas do Rio Eufrates. Com 2,7 mil quilômetros de extensão, o curso d’água é a principal fonte de água potável local, além de abastecer três hidrelétricas. Essas usinas, por sua vez, geram eletricidade para cerca de 3 milhões de pessoas na Síria.
Além disso, o Rio Tigre também apresenta baixa em suas águas. As informações são do portal Israel 365 e divulgadas pela Revista Comunhão.
Importância do Eufrates na Bíblia
O Rio Eufrates surge logo no primeiro livro da Bíblia. Em Gênesis 2:14, é descrito: “O nome do terceiro rio é Tigre, aquele que corre a leste da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates”.
Além disso, em Gênesis 15:18, o rio volta a aparecer na narrativa bíblica. “Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: ‘tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates”.
Por fim, o profeta Jeremias ainda prevê a seca do Eufrates como punição de Deus pelas práticas idólatras na região, hoje ocupada pela Síria e Iraque.
“Uma seca contra as suas águas, para que se sequem! Pois é uma terra de ídolos; Eles estão obcecados por suas imagens terríveis. Certamente, gatos selvagens e hienas habitarão [ali], e avestruzes habitarão ali; Nunca mais será colonizada, Nem habitada através dos tempos”. (Jeremias 50.38-39).
Presente no Apocalipse
Sobre o fim dos tempos, com a seca do Eufrates, as profecias preveem que uma guerra será desencadeada na região, levando à batalha do Armagedon, um dos mais significativos episódios descritos pelo apóstolo João, no livro do Apocalipse.