Pix por aproximação começa a valer a parti desta sexta-feira (28)

Cidades

28/02/2025

As transações terão limites padronizados; forma de pagamento poderá ser incluída em carteiras digitais segundo o BC

As instituições financeiras devem disponibilizar, a partir desta sexta-feira (28), o Pix por aproximação, conforme anunciado pelo Banco Central. Com essa novidade, será possível realizar pagamentos apenas aproximando o celular da maquininha, utilizando o aplicativo do banco ou uma carteira digital autorizada pelo BC.

O funcionamento do Pix por aproximação será semelhante ao dos cartões de crédito e subsídio. Carteiras digitais como Apple Pay, Samsung Pay e Google Wallet poderão oferecer essa funcionalidade. No entanto, até ao momento, apenas o Google autorizou a nova modalidade; já que muitas instituições ainda precisam de aprovação do BC.

Como funciona o Pix pora aproximação?

Segundo o Banco Central, o novo sistema tornará os pagamentos mais ágeis, simplificando etapas no processo.

Atualmente, ao usar o QR Code, o cliente precisa abrir o aplicativo do banco, acessar a área do Pix, selecionar a opção correspondente e confirmar a transação. Com o Pix por aproximação, o processo será mais simples: basta escolher uma instituição financeira, cadastrar a conta em uma carteira digital compatível e utilizá-la para pagamentos presenciais da mesma forma que um cartão.

Além disso, o novo sistema de pagamentos diretos permitirá que compras on-line sejam necessárias para abrir outro aplicativo ou ser redirecionado para outra página. O cliente poderá vincular sua conta previamente na loja virtual e concluir o pagamento dentro do próprio site.

Qual é o limite do Pix por aproximação?

O Banco Central define um limite padrão de R$ 500 por transação. No entanto, os clientes poderão ajustar esse valor, configurando um limite máximo por transação ou por dia, conforme sua preferência.

Da Redação

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.