A Prefeitura de Itabela através da Secretaria Municipal de Assistência Social em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou a 9ª Conferência Municipal da Assistência Social, que teve como tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social. O evento aconteceu no Colégio Municipal Júlia Slongo, e promoveu painéis temáticos que teve cinco eixos de debates e propostas. A palestrante Nicléia Macedo Bióloga e Pedagoga, discorreu sobre Plano Decenal da Assistência Social 2016/2026 e Plano Estadual de Assistência Social da Bahia 2021/2024 e a importância da assistência social em um município.
As conferências de Assistência Social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). São espaços de caráter deliberativo que permitem o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistênciais dos seus usuários.
”A realização de uma Conferência não é algo isolado, mas parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. Por esta razão, a participação popular e, principalmente, a presença dos usuários é fundamental”. Disse Lais Lacerda Queiroz, Secretaria Executiva do (CMAS) Conselho Municipal de Assistência Social.
A Secretária de Assistência Social, Edileide Gonçalves de Oliveira, fez um balanço do trabalho que a Assistência Social vem desenvolvendo no município de Itabela para atender a população que precisa dos serviços. “É um momento bastante difícil, pois quando falamos em pessoas, em atendimento, onde varias pessoas são atendidas diariamente. Além disso, outros serviços demonstram a política de Assistência Social em Itabela, a nível de estado e federação”, pontuou.
O prefeito Luciano Francisqueto que esteve presente no evento, ressaltou que os usuários são o início, meio e fim da política de assistência social. “Meu carinho especial aos usuários e usuárias da Assistência Social, que são o início, meio e fim da Política de Assistência Social. Meu compromisso maior é lutar todos os dias, doando o melhor de mim, para proporcionar uma vida melhor para todos e todas. O tema central desta conferência vem ao encontro do que vivenciamos atualmente e acredito que neste momento, o enfrentamento à pobreza e as desigualdades sociais aliados a superação desse vírus letal por meio da vacinação e das medidas de prevenção sejam o maior desafio desta gestão. Sei que não se faz política pública sem recursos financeiros e humanos, portanto, vamos trabalhar muito para viabilizar mais recursos financeiros e humanos para a Assistência Social de Itabela.”