Programa Saúde na Escola segue realizando trabalhos bem-sucedidos na rede pública municipal de Eunápolis

Cidades

O Programa Saúde na Escola (PSE) continua sendo uma iniciativa bem-sucedida nas escolas do município de Eunápolis, sendo desenvolvido pela Prefeitura, por meio da parceria das secretarias de Educação e Saúde. O objetivo principal do PSE é promover a qualidade de vida dos alunos da rede municipal de ensino, abordando questões relacionadas à saúde dos estudantes, à promoção da sexualidade saudável e ao combate ao consumo de drogas lícitas e ilícitas.

 

De acordo com Laura Nascimento, coordenadora do PSE da Educação, o programa alcança 29 escolas municipais e beneficia mais de 15 mil alunos. A importância de que todos os estudantes possuam cartão SUS é destacada para garantir o registro adequado das ações e assistências prestadas. “O PSE é visto como um instrumento fundamental para a formação integral dos estudantes, pois envolve ações de promoção, prevenção e atenção à saúde e educação”, frisou a coordenadora.

 

As ações de mobilização nas escolas são realizadas semanalmente, seguindo um cronograma previamente estabelecido. O foco é oferecer atividades que promovam a formação integral dos estudantes, com atenção especial para o enfrentamento de vulnerabilidades que possam afetar o desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e jovens. Uma das ações de destaque é a prevenção em saúde bucal.

 

Valdique Carvalho, coordenador do PSE da Saúde, ressalta os resultados positivos do trabalho conjunto entre saúde e educação. “As ações do PSE têm conseguido envolver as crianças de forma lúdica no processo de aprendizagem e prevenção de doenças, tornando esse conhecimento um hábito que melhora a qualidade de vida delas. Dentro das ações com foco na saúde bucal, é realizada a classificação de risco bucal e a escovação supervisionada, visando a avaliação dos alunos e o encaminhamento para tratamento odontológico, se necessário”, esclareceu.

 

“O Programa Saúde na Escola em Eunápolis tem sido uma iniciativa relevante para o bem-estar dos estudantes e para a promoção de uma educação mais abrangente, que inclui também a atenção à saúde. O trabalho conjunto entre as secretarias de Educação e Saúde tem contribuído para a eficácia das ações e para o alcance dos objetivos do programa, proporcionando benefícios significativos para a comunidade escolar como um todo”, salientou a prefeita Cordélia Torres.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.