Protesto “Sem FPM Não Dá” reúne centenas de servidores em defesa da Prefeitura de Eunápolis

Cidades

Na manhã desta quarta-feira (30), centenas de servidores se reuniram em frente à sede da Prefeitura de Eunápolis em razão do protesto “Sem FPM Não Dá”. O movimento ganhou adesão de 13 estados brasileiros, abrangendo mais de 3 mil municípios, que protestam contra a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

 

Em Eunápolis, secretários municipais conduziram o movimento, destacando como a escassez de arrecadação afeta a continuidade dos serviços públicos e os investimentos na cidade. A prefeita Cordélia Torres, mesmo em Brasília buscando soluções, participou do movimento por telefone, expressando seu compromisso em enfrentar os desafios.

 

Durante os pronunciamentos, números revelaram a queda brusca de repasses e os esforços da prefeita para manter os serviços públicos, apesar das dificuldades financeiras. O evento contou também com a presença da vereadora Carmen Lucia, demonstrando o apoio de parte do legislativo municipal no movimento.

 

“Houve uma redução significativa nos repasses da União para os municípios, com uma queda do FPM de 8% em julho, e uma previsão de queda de 12% em agosto, equivalente a cerca de R$ 2 milhões de reais. O ICMS também apresentou uma queda de R$ 500 mil apenas no mês de agosto. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) teve uma previsão de 124 milhões em dezembro do ano passado, mas já caiu para 114 milhões e espera-se que chegue a 112 milhões, resultando em uma perda de cerca de 20 milhões de reais”, esclareceu o secretário da Fazenda, Jairo Azevedo.

 

A prefeita Cordélia Torres, destacou a gravidade do caso. “Mesmo enfrentando situações críticas desde o início do governo, incluindo uma dívida de 650 milhões da gestão passada e os impactos da pandemia, estamos unidos em prol do desenvolvimento do município. As dificuldades em obter apoio dos governos Federal e Estadual e a perseguição de alguns vereadores com interesses individuais, mas, minha determinação em promover o progresso de Eunápolis permanece inabalável”, enfatizou.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.