A situação vem preocupando os cientistas e a população do Japão. O chamado “vírus comedor de ânus” vem se espalhando e gerando um alerta na comunidade. A doença espalhada por ele é chamada de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS) e sua forma de agir é um tanto quanto diferente.
Ele atua se proliferando na garganta, pele, ânus e órgãos genitais. A taxa de mortalidade dos infectados chega a 30%, motivando um estado de preocupação nos médicos, cientistas e autoridades locais.
941 casos foram registrados nos dois primeiros meses de 2024, e as estimativas é que os casos continuem aumentando. Os sintomas causados pelo vírus vão desde febre e dificuldade respiratória a disfunção renal e hepática. Também causa confusão mental, baixa pressão arterial, dores musculares e vômitos, de acordo com o Jornal Extra.
O “comedor de ânus” atinge em sua maioria, idosos a partir dos 64 anos. Porém, o surgimento de muitos casos com pacientes com menos de 50 anos tem deixado as autoridades alarmadas.
“Há muita coisa que não sabemos sobre a atuação do vírus. Sobretudo essa forma fulminante de ataque, graves e repentinas do estreptococos. Também não temos ainda condições de explicar”, publicou o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) em comunicado recente.