Vírus comedor de ânus se espalha no Japão e preocupa autoridades

Saúde

A situação vem preocupando os cientistas e a população do Japão. O chamado “vírus comedor de ânus” vem se espalhando e gerando um alerta na comunidade. A doença espalhada por ele é chamada de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS) e sua forma de agir é um tanto quanto diferente.

Ele atua se proliferando na garganta, pele, ânus e órgãos genitais. A taxa de mortalidade dos infectados chega a 30%, motivando um estado de preocupação nos médicos, cientistas e autoridades locais.

941 casos foram registrados nos dois primeiros meses de 2024, e as estimativas é que os casos continuem aumentando. Os sintomas causados pelo vírus vão desde febre e dificuldade respiratória a disfunção renal e hepática. Também causa confusão mental, baixa pressão arterial, dores musculares e vômitos, de acordo com o Jornal Extra.

O “comedor de ânus” atinge em sua maioria, idosos a partir dos 64 anos. Porém, o surgimento de muitos casos com pacientes com menos de 50 anos tem deixado as autoridades alarmadas.

“Há muita coisa que não sabemos sobre a atuação do vírus. Sobretudo essa forma fulminante de ataque, graves e repentinas do estreptococos. Também não temos ainda condições de explicar”, publicou o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) em comunicado recente.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.